Como fazer um mochilão internacional gastando pouco

Você quer testar seu espírito aventureiro? Então hoje vamos trazer um guia completo para fazer um mochilão internacional gastando pouco. Saiba que, com estratégia e planejamento, é possível passear por uma série de destinos fantásticos e viver uma grande experiência.

E o melhor é que dá para fazer isso sem precisar investir muito dinheiro e ficar enrolado com dívidas. Então continue a leitura e saiba como se planejar para seu mochilão. Confira os destinos mais baratos, as melhores estratégias de economia e outras informações relevantes.

Mochilão internacional gastando pouco é possível?

Com certeza! Mas para isso, é fundamental que você organize a sua viagem da maneira mais estratégica possível. Nesse sentido, é preciso considerar aspectos que envolvam:

  • Tempo total do mochilão. Isso inclui o total de dias que pretende passar viajando, além de todos os lugares que quer visitar;
  • Tipo de experiência. Aqui é preciso ter em mente se você quer ir para locais urbanos, praias, interior, mata ou outro tipo de destino;
  • Custos fixos totais. Nesse sentido, destaque para passagens, vacinas, documentação e seguros relacionados a sua viagem;
  • Custos variáveis totais. Aqui você deve incluir estimativas para transporte entre países, alimentação, estadia e atrações e passeios;
  • Reserva de emergência. Por fim, mas não menos importante, é preciso incluir em seu orçamento entre 20% a 30% de dinheiro a mais para imprevistos e mudanças de planos.

Ou seja, o primeiro passo é detalhes de forma completa todos esses fatores. Para isso, use um caderno caso queira escrever manualmente, ou documentos com planilhas se prefere digitar.

 Plane-se sempre quando for vijajar! Em relação ás finanças, é preciso incluir em seu orçamento entre 20% a 30% de dinheiro a mais para imprevistos e mudanças de planos.
Imagem: Canvas Pro

Colocando seu plano em prática

Agora que você sabe o que é preciso para fazer um mochilão internacional gastando pouco, é hora de colocar as mãos na massa. E se não souber por onde começar fique tranquilo, pois vamos trazer um plano completo para a sua viagem logo abaixo.

Crie um orçamento realista

O mais indicado é que você tenha um valor diário, para cada dia do mochilão. Dependendo do lugar onde estiver, ele pode ser maior ou menor. Nesse sentido, uma boa média é a seguinte:

  • Na Ásia, você gastará uma média de 25 a 45 dólares por dia;
  • Na Europa, este valor subirá de 80 a 180 dólares;
  • Já na Oceania, a média diária de gastos fica entre 50 e 75 dólares;
  • Na África você terá gastos entre 40 a 100 dólares por dia;
  • Por fim, nas Américas a média de preço pode ficar de 30 a 200 dólares diários.

Com isso em mente, comece a traçar seus destinos considerando essa tabela de preços. E para conseguir economizar ao máximo, preste atenção nos fatores abaixo.

Priorizando destinos pelo custo-benefício

É claro que se você for visitar países famosos do hemisfério norte, gastará mais. Por outro lado, locais como o sudeste asiático, o oriente-médio, a África e a América do Sul têm custos muito menores. E, ao mesmo tempo, conseguem oferecer experiências completas em termos de passeio, hospedagem, alimentação e transporte.

A estratégia perfeita para seus voos

Este é um fator vital para quem quer fazer um mochilão internacional gastando pouco. As passagens aéreas podem ter custos bastante variáveis, mas você consegue preços muito mais acessíveis colocando em prática algumas estratégias:

  • Em primeiro lugar, escolha datas flexíveis. Dias de semana e de baixa temporada tem os preços de passagem mais baixos. E o mesmo vale para aeroportos alternativos;
  • Use também aplicativos de alerta para ficar de olho no preço das passagens. Assim você pode ficar por dentro de ótimas opções e ofertas-relâmpago;
  • Além disso, aproveite a estratégia do stop-over. São voos que tem mais de um dia de intervalo, permitindo a você visitar outros países enquanto espera;

Hospedagens em um mochilão internacional gastando pouco

Existem diferentes tipos de hospedagem para quem viaja pelo mundo. Neste sentido, os hostels continuam sendo as opções mais baratas. Mas além deles, há também outras opções que podem fazer uma grande diferença em seu orçamento. Aqui você pode optar por serviços de Airbnb, ou mesmo programas de Couchsurfing. Isso, claro, avaliando atentamente suas opções.

Existem diferentes tipos de hospedagem para quem viaja pelo mundo. Neste sentido, os hostels continuam sendo as opções mais baratas. Mas além deles, há também outras opções que podem fazer uma grande diferença em seu orçamento. Aqui você pode optar por serviços de Airbnb, ou mesmo programas de Couchsurfing. Isso, claro, avaliando atentamente suas opções.
Imagem: Canvas

Alimentação, transporte e atividades

Para fechar, temos ainda estes três pilares para considerar durante a sua viagem. Cada um deles vai fazer toda a diferença na hora de fazer o seu mochilão. Assim sendo, considere o seguinte:

  • Sempre que estiver com fome, bares e restaurantes locais oferecem refeições boas e baratas. Você também encontra mercados populares com vários produtos bacanas;
  • Quanto às atrações, priorize aquelas que são gratuitas, ou que tem pagamento único. Isso inclui visitas a locais turísticos diversos, além de outras atividades diversas;
  • Por fim, busque opções baratas de transporte. Trens, ônibus e aplicativos são ótimas opções, bem como companhias aéreas regionais menores dependendo do destino.

Principais erros em um mochilão internacional gastando pouco

Muitas vezes, na ânsia de querer economizar, você pode acabar cometendo erros que podem comprometer sua viagem. Com isso em mente, é muito importante evitar algumas atitudes como por exemplo:

  • Não ter uma reserva de emergência, ou ter muito pouco dinheiro para usar nesse sentido. Mesmo que você não precise é preciso estar sempre pronto para imprevistos;
  • Economizar em questões onde é preciso investir. Isso inclui, por exemplo, seguro de viagem e plano de saúde. Nesse sentido, o barato pode sair caro;
  • Além disso, ter um planejamento totalmente fechado, sem margem para flexibilidade. Isso faz com que você perca ótimas oportunidades de viagem;
  • E ainda, não verificar as regras de entrada de brasileiros nos países que pretende visitar. Há diferentes legislações neste sentido, por isso é preciso ficar de olho.

É preciso estar aberto a diferentes possibilidades, com uma boa reserva financeira. isso vai fazer toda a diferença em seu mochilão, sobretudo quando planejar viagens mais cumpridas.

Algumas dicas e considerações importantes

Junto com o que trouxemos até agora sobre fazer um mochilão internacional gastando pouco, temos ainda outras dicas para te dar. A verdade é que, dependendo do destino que for e o que pretende fazer, a experiência será ainda mais econômica, na medida em que:

  • Considerar viajar e trabalhar ao mesmo tempo, principalmente em estadias estendidas. Nesse caso, trabalhos freelancer e temporários são boas opções;
  • Escolher coberturas de viagem exclusivas para mochileiros, que possam ajudar em possíveis despesas médicas. Nesse sentido, considere vacinas e remédios preventivos;
  • Planejar a arrumação de sua mala estrategicamente, com itens multifuncionais, roupas de secagem rápida e acessórios que facilitem sua viagem;
  • Usar a tecnologia para te ajudar. Aqui, aplicativos para passagem, transporte, estadia, transporte, clima e finanças podem fazer toda a diferença em seu bolso.

O segredo está em um planejamento inteligente e estratégico. Isso tudo vai resultar em uma maior economia, além de garantir uma viagem agradável e cheia de experiências memoráveis.

Mochilão internacional gastando pouco: considerações finais

Este é um pequeno guia que vai te ajudar a se organizar de forma simples e eficiente para o seu mochilão. E claro que, no fim das contas, o mais importante é definir destinos que sejam viáveis e estejam dentro de seus objetivos. E também de seu orçamento.

Por isso, esperamos que este guia te inspire a realizar esse sonho e colocar o pé na estrada. Mesmo que seja por pouco tempo, um mochilão em diferentes lugares do mundo é capaz de transformar vidas. Por isso não desista deste objetivo, e fique de olho aqui no blog para mais dicas incríveis para a sua próxima viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima